Avó Maria | Maria da Conceição a cuanhama - III

Já mulher feita conheceu a sua história. afinal como é que as coisas se tinham realmente passado.
Maria, Maria da Conceição, mulher jovem de rosto delicado a quem a natureza caprichosa fez nascer uns olhos cinzentos que sobressaíam na pele negra, nascera na huíla.
povo poderoso, criador de gado, que se alimentava essencialmente de leite e seus derivados. o leite ainda responsável pelo aveludado da pele das mulheres.
foi para ao planalto pela via das expropriações desenfreadas para a criação de colonatos. povos inteiros se deslocavam com suas famílias e haveres empurrados para outras paragens consequências da filosofia do império.
conheceu o seu homem, poderoso agricultor que herdara do pai branco seus hábitos, costumes,sua cultura.
na sua casa, solar colonial, reunia à mesa da sala de jantar as crianças a quem ironicamente o coração conflituosamente generoso e bravo, branco/negro, dava tratamento igualitário. Era onde aprendiam como comportar-se e onde ouviam através das conversas dos adultos as novidades e o que se passava no mundo.
amante da música tocava vários instrumentos de corda e ensinou a própria mulher a tocar bandolim para o acompanhar. tinha mesmo querido ensinar as meninas, e até hoje a mãe se arrepende de não ter aprendido com ele esta divina arte.
maria-rapaz que era, tinha preferido trepar árvores como ninguém e saborear os frutos lá bem no alto, escolhendo o mais cobiçado, enqunto os menos ágeis aguardavam babando cá em baixo, pelo que lhe restasse.
o seu único rapaz tinha-o perdido em tenra idade num atropelamento(?)...

Sem comentários: