banho colectivo | na viagem - a mãe e a formiguinha que prendeu o pé na neve - IV

era já noite, e não se sentia o cheiro vindo da cozinha nem o fogareiro a cantarolar.
estava um frio de cacimbo que arrefece bem as noites do sul e fazem cieiro nas pernas e até pode rachar os calcanhares. a mãe resolvia o problema besuntando-nos cuidadosamente com glicerina adocicada que tornava a pele bem sedosa.
a mãe parecia triste mas não queria demonstrar. estava sentada e eu aproximei-me e encostei-me ao quente do seu colo grande.
ela passou-me a mão pela cabeça pegou-me ao colo ecomeçou a contar a história.
era a história da formiga que prendeu o pé na areia.os manos começaram a aproximar-se e daí a pouco estávamos todos embevecidos a ouvir a mãe.
passou muito tempo com a mãe a fazer render a história de tal maneiraque eu acabei por adormecer e os manos ficaram ensonados e seguiram-me as pisadas.
há tempos quando lembrei isto à mãe ela riu-se e confessou que de facto não tinha muito jeito para para aquelas histórias mas que naquele dia tinha tido apenas aquela ideia porque não tinha nem pão para nos dar de jantar.

Sem comentários: