dava tudo para ver a senhora professora a pintar loengos, lombulas e matúnduas... - V

Apressei-me, só que o meu verde não resultou nada bem. Por cima das outras cores ficou mesmo muito feio!...
A senhora professora levantou-se, passeou-se outra vez por entre as filas, palavra que parecia mesmo um felino.
Olhou os nossos trabalhos e comentou entre dentes com ar de quem é o senhor pendurado na parede; - a prima é melhor no desenho...dás melhor pras contas.
Olhei-a e pensei cá para mim, eu até pintar pintava... até gostava mais do desenho que a a Guigui. Mas como é que ela podia adivinhar que eu nunca tinha visto aquele fruto?
Lá fora na algazarra do recreio a Guigui contou-me que havia verdes e amarelados também. Vinham em caixas da metrópole e da África do Sul. mas eu é que também não podia adivinhar não é?
Sorri. Vendo bem as coisas, afinal eu não era tão estúpida!...
Dava tudo, mas tudo naquele momento, para ver a senhora professora a pintar loengos, lombulas, lomoinhos, matúnduas, lochas...
Esses, nestes tempos de 66, nem nas caixas do puto, nem mesmo lá na praça grande ela ía encontrar.
Só mesmo no mato, ao descer para o rio, no caminho para a gare ou para a cerâmica.
Então aí, aí é que eu queria ver!...
(Março 85)

Sem comentários: